Instalação e configuração do MongoDB como serviço do Windows.

Dificuldade    

Olá pessoal. Gostaria de ilustrar através desse tutorial como instalar e configurar o MongoDB como um serviço do Windows.

O MongoDB é um banco de dados NoSQL (Not Only SQL), ou seja, os dados são armazenados em coleções de documentos organizados no formato JSON (Java Script Object Notation); bancos de dados convencionais utilizam tabelas com conjuntos fixos de colunas.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de flexibilizar a estrutura do documento. O MongoDB utiliza o conceito Free Schema Design e um documento é independente do outro, mesmo estando na mesma coleção.

Para começar os trabalhos utilizando o MongoDB no Windows, é necessário fazer o download do arquivo .msi no site: https://www.mongodb.com/download-center#community

Após realizar o download, execute o arquivo e instale o MongoDB. Durante o processo de instalação, selecione no wizard a opção customizada. Dessa forma será possível alterar o diretório de instalação dos arquivos.

Em seguida, clique no botão Install, conceda permissões de administrador e aguarde para que o MongoDB seja instalado no diretório selecionado. O MongoDB será instalado no diretório informado e sua estrutura deverá ser parecida com a imagem abaixo:

A pasta bin contém os arquivos executáveis, que são necessários, para configurar o MongoDB como um serviço do Windows. Especificamente o arquivo mongod.exe. Esse arquivo é utilizado para indicar ao MongoDB o caminho dos arquivos com as coleções de dados e logs de atividades.

Para essa tarefa, acesse o diretório onde o MongoDB foi instalado no Windows e crie duas pastas, uma com o nome data e outra como log. A pasta data armazenará os arquivos com as coleções de dados. A pasta log armazenará os arquivos com os registros de atividades realizadas no MongoDB.

Após criar as pastas data e log, acesse o console do sistema operacional e navegue até a pasta bin dentro do diretório de instalação do MongoDB e execute o seguinte comando:

No comando acima, o parâmetro install informa ao sistema operacional que o MongoDB deverá ser configurado como um serviço. O parâmetro dbpath informa qual pasta deverá armazenar as coleções de dados e o parâmetro logpath informa o endereço do arquivo de log de atividades do banco de dados.

Após a execução com sucesso, acesse a guia de serviços do Windows e verifique que um novo serviço chamado MongoDB foi configurado. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o serviço e selecione a opção start.

O MongoDB está instalado e configurado como um serviço automatizado do Windows. Para verificar as instâncias de banco de dados criadas é necessário acessar o diretório bin via console e digitar o seguinte comando: